Educação x TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)
Que a informática está presente em nosso cotidiano não podemos contestar, agora o desafio é definir quais serão as metodologias pedagógicas que serão adotadas para que esta ferramenta possa atingir todo seu potencial educacional.
Estamos cada vez mais dependentes dos computadores, pois sua utilização desde as ações mais básicas do cotidiano nos trouxe praticidade e agilidade nos processos desenvolvidos.
Atualmente existe uma discussão entre os docentes sobre a utilização dos computadores. Alguns especialistas acreditam que os computadores podem trazer prejuízos para o desenvolvimento intelectual das crianças, porém a aceitação de muitos professores a este recurso é o que tem inserido o uso dos computadores nas escolas.
De acordo com Eduardo Chaves, especialista no uso de tecnologia na educação, para que o uso do computador realmente alcance seu objetivo de aprendizagem, é necessário antes de qualquer coisa, que as escolas disponibilizem computadores para todos os alunos, e que estes tenham um tempo maior para utilizá-lo. Segundo Chaves, “o ideal é que cada aluno tenha o seu próprio computador e que, ao final das aulas, ele possa levá-lo para casa.”
Outro aspecto negativo em relação à inclusão digital é o foco excessivo na informática, ou seja, os professores muitas vezes ensinam aos seus alunos a “ligar e desligar o computador” ou a lidar com seus aplicativos e não exploram as possibilidades pedagógicas e interativas que o computador pode oferecer. Roseli de Deus Lopes, pesquisadora do laboratório de Sistemas Integráveis da USP e membro do comitê assessor do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o planejamento de aula não pode ser "uma camisa de força", pois o professor pode mudar sua aula quando surgir uma sugestão ou questionamento interessante por parte do aluno.
Chave ainda sugere que os alunos tenham liberdade para usar o computador sem restrições, que possuam utilizar softwares profissionais e uma internet eficiente, pois para ele somente quando o professor adotar esta postura é que ele se tornará um facilitador da aprendizagem dos alunos.
Debate em sala baseado em artigos acadêmicos sobre Educação x TIC
Fazendo uma análise sobre os textos lidos em sala de aula e sobre o debate realizado, pudemos constatar que a maioria dos docentes ou especialistas em educação concorda que as tecnologias da informação estão ganhando espaço nas áreas escolares.
Alguns autores são enfáticos em dizer que principalmente as crianças não estão preparadas para utilizarem os recursos do computador e desta forma não poderiam utilizá-la, pois esta utilização acarretaria em prejuízos intelectuais para as mesmas. Discorremos no debate sobre a importância das crianças e adolescentes terem um acompanhamento e direcionamento quanto a utilização dos recursos oferecidos pela Tecnologia da Informação. Analisamos que a internet e os aplicativos do computador podem ser facilitadores no processo de aprendizagem, porém os professores devem oferecer possibilidades pedagógicas e interativas para que esta ferramenta tão poderosa possa ser utilizada em benefício de uma educação significativa.
Bibliografia
TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação): Tecnologia educacional em debate. CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/modules/news/article.php?storyid=615. Data de acesso: 15/05/2009.
Centro Universitário Una
Faculdade de Ciências Humanas
Curso: Pedagogia – 6° Período/ Barreiro – NoiteDisciplina: Tecnologia e EducaçãoProfessor: Luiz OtavioAlunas: Amanda Júlia, Ana Maria, Arnaldo José, Gisleide Cordeiro, Juliana dos Santos e Patrícia Pires.
Que a informática está presente em nosso cotidiano não podemos contestar, agora o desafio é definir quais serão as metodologias pedagógicas que serão adotadas para que esta ferramenta possa atingir todo seu potencial educacional.
Estamos cada vez mais dependentes dos computadores, pois sua utilização desde as ações mais básicas do cotidiano nos trouxe praticidade e agilidade nos processos desenvolvidos.
Atualmente existe uma discussão entre os docentes sobre a utilização dos computadores. Alguns especialistas acreditam que os computadores podem trazer prejuízos para o desenvolvimento intelectual das crianças, porém a aceitação de muitos professores a este recurso é o que tem inserido o uso dos computadores nas escolas.
De acordo com Eduardo Chaves, especialista no uso de tecnologia na educação, para que o uso do computador realmente alcance seu objetivo de aprendizagem, é necessário antes de qualquer coisa, que as escolas disponibilizem computadores para todos os alunos, e que estes tenham um tempo maior para utilizá-lo. Segundo Chaves, “o ideal é que cada aluno tenha o seu próprio computador e que, ao final das aulas, ele possa levá-lo para casa.”
Outro aspecto negativo em relação à inclusão digital é o foco excessivo na informática, ou seja, os professores muitas vezes ensinam aos seus alunos a “ligar e desligar o computador” ou a lidar com seus aplicativos e não exploram as possibilidades pedagógicas e interativas que o computador pode oferecer. Roseli de Deus Lopes, pesquisadora do laboratório de Sistemas Integráveis da USP e membro do comitê assessor do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o planejamento de aula não pode ser "uma camisa de força", pois o professor pode mudar sua aula quando surgir uma sugestão ou questionamento interessante por parte do aluno.
Chave ainda sugere que os alunos tenham liberdade para usar o computador sem restrições, que possuam utilizar softwares profissionais e uma internet eficiente, pois para ele somente quando o professor adotar esta postura é que ele se tornará um facilitador da aprendizagem dos alunos.
Debate em sala baseado em artigos acadêmicos sobre Educação x TIC
Fazendo uma análise sobre os textos lidos em sala de aula e sobre o debate realizado, pudemos constatar que a maioria dos docentes ou especialistas em educação concorda que as tecnologias da informação estão ganhando espaço nas áreas escolares.
Alguns autores são enfáticos em dizer que principalmente as crianças não estão preparadas para utilizarem os recursos do computador e desta forma não poderiam utilizá-la, pois esta utilização acarretaria em prejuízos intelectuais para as mesmas. Discorremos no debate sobre a importância das crianças e adolescentes terem um acompanhamento e direcionamento quanto a utilização dos recursos oferecidos pela Tecnologia da Informação. Analisamos que a internet e os aplicativos do computador podem ser facilitadores no processo de aprendizagem, porém os professores devem oferecer possibilidades pedagógicas e interativas para que esta ferramenta tão poderosa possa ser utilizada em benefício de uma educação significativa.
Bibliografia
TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação): Tecnologia educacional em debate. CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/modules/news/article.php?storyid=615. Data de acesso: 15/05/2009.
Centro Universitário Una
Faculdade de Ciências Humanas
Curso: Pedagogia – 6° Período/ Barreiro – NoiteDisciplina: Tecnologia e EducaçãoProfessor: Luiz OtavioAlunas: Amanda Júlia, Ana Maria, Arnaldo José, Gisleide Cordeiro, Juliana dos Santos e Patrícia Pires.
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